sábado, 7 de setembro de 2013

Pessoa

Rene MagritteL'ami de l'ordre (1964)

PESSOA
nome feminino
1. Ser humano considerado na sua individualidade física e espiritual.
2. GRAMÁTICA - categoria morfossintática que indica a relação de quem fala com o(s) participante(s) do facto narrado (locutor ou 1.ª pessoa, interlocutor ou 2.ª pessoa, ou aquele que é referido ou 3.ª pessoa).
3. DIREITO - sujeito de direito; indivíduo na sua existência civil.
4. PSICOLOGIA - ser humano enquanto aberto aos seus semelhantes, integrado numa comunidade e orientado para um ideal (por oposição a indivíduo).
5. FILOSOFIA - Na filosofia, uma pessoa é uma entidade que tem certas capacidades ou atributos associados a personalidade, por exemplo, em um contexto particular moral, social ou institucional. Essas capacidades ou atributos podem incluir a auto-consciência, a noção de passado e futuro, e a posse de capacidade ética , entre outros. Também, filosoficamente, uma pessoa é o ser humano como agente moral. É aquele que realiza uma acção moral e aquele que ajuíza sobre ela.

Na linguagem do dia-a-dia, a palavra pessoa refere-se a um ser racional e consciente de si mesmo, com identidade própria. O exemplo exclusivo costuma ser o próprio ser humano embora haja quem estenda o conceito para outras espécies (conceito de pessoa não-humana).
Uma pessoa é um ser social dotado de sensibilidade, com inteligência e vontade propriamente humanas. Para a psicologia, trata-se de um indivíduo humano concreto (o conceito abarca os aspectos físicos e psíquicos do sujeito que o definem pelo seu carácter singular e único).

Nenhum comentário:

Postar um comentário