quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Trabalho de grupo 12J

Temas para o trabalho de grupo:

Todos os grupos devem colocar questões sobre cada um dos temas/objetivos.
O trabalho deverá consistir na exploração dessas questões.
O resultado final do trabalho deverá ser uma apresentação em PowerPoint que servirá de base a uma exposição oral.
Na exposição oral todos os membros do grupo devem intervir (as intervenções deverão ocupar o mesmo tempo). A exposição tem que ser espontânea, não deve consistir na leitura do PowerPoint.

Fases do trabalho:
1. Pesquisa documental.
2. Exploração dos materiais - construção de mapas conceptuais (num mínimo de 3). Os mapas conceptuais deverão cobrir todos conteúdos trabalhados e devem ser usados  na construção do PowerPoint (podem ser segmentados).
3. Construção do PowerPoint.
4. Preparação da exposição oral.
5. Exposição oral.

Outros blogues com informação relevante:



Tema 1- O sistema nervoso e a construção do conhecimento

1. Compreender a importância do corpo como lugar de construção do conhecimento: a fisiologia nervosa no Homem.
2. Descrever a estrutura do sistema nervoso (central e periférico).
3. Descrever o funcionamento do sistema nervoso central.
4. Descrever a estrutura do cérebro e o funcionamento de cada uma das principais áreas cerebrais.
5. Explicar a forma como o cérebro processa o pensamento racional.

Tema 2- O sistema nervoso e a construção do conhecimento: os mecanismos da percepção
1. Compreender a importância do corpo como lugar de construção do conhecimento: a fisiologia nervosa no Homem.
2. Explicar o que são as sensações.
3. Explicar o que é a percepção (distinguir percepção e sensação).
4. Descrever a estrutura fisiológica do sistema auditivo (a estrutura do ouvido e da ligação do ouvido ao cérebro).
5. Descrever a forma como o cérebro processa a audição.
6. Descrever a estrutura fisiológica do sistema visual (a estrutura do olho e da ligação do olho ao cérebro).
7. Descrever a forma como o cérebro processa a visão.


Tema 3. O inato e o adquirido: a evolução da espécie humana 

1. Compreender a relação complexa entre inato e adquirido na construção do conhecimento humano e na evolução do ser humano.
2.  Explicar o que é o ADN, o gene e o património genético.
3. Descrever o processo de hominização e humanização.
4. Explicar o que é a cultura.
5. Explicar a importância da cultura na evolução da espécie humana.


Tema 4. O inato e o adquirido: o desenvolvimento do ser humano (do indivíduo)
1. Distinguir filogénese e ontogénese, explicando cada um dos conceitos.
2. Responder à questão: em que medida se pode afirmar que a ontogénese repete a filogénese?
3. Explicar a importância da socialização no desenvolvimento do ser humano.
4. Descrever o desenvolvimento do ser humano de acordo com Piaget. 
5. Descrever o desenvolvimento do ser humano de acordo com Freud.
6. Comparar os estádios do desenvolvimento das teorias de Freud e de Piaget.
7. Explicar a importância das aprendizagens (do adquirido) no desenvolvimento do ser humano.
8. Responder à questão de saber qual o peso dos genes no desenvolvimento da personalidade.


Tema 5. O conhecimento científico 
1. Explicar o que é a ciência, distinguindo-a do senso comum, atendendo às suas principais características.
2. Explicar o método experimental atendendo a cada uma das suas fases.
3. Descrever 2 aplicações do método experimental (2 experiências científicas).
4. Explicar porque é que podemos confiar na ciência.
5. Explicar a evolução da ciência de acordo com a teoria epistemológica de Karl Popper.
6. Explicar a evolução da ciência de acordo com a teoria epistemológica de Thomas Kunh.
7. Comparar as 2 teorias.

Tema 6. Inteligência – humana e artificial
1. Investigar sobre o conceito de Inteligência: será o homem o único ser inteligente?
2. Definir o conceito de inteligência (deve abranger todas as formas de inteligência, humana e animal).
3. Explicar o que caracteriza a inteligência humana.
4. Explicar a teoria das inteligências múltiplas.
5. Responder à questão: o cérebro humano é um computador? 
6. Explicar o que é a inteligência artificial e os seus diversos usos: as tecnologias contemporâneas e a sua intervenção em todas as esferas do pensamento e da acção humanas. 
7. Explorar o problema de saber se a informática pode simular a inteligência (animal e humana).

Tema 7. A emoção
1. Definir emoção.
2. Relacionar o conceito de emoção com o conceito de motivação.
2. Explicar o funcionamento das emoções a partir da perspectiva de António Damásio.
3. Descrever o caso de Phineas Cage e as suas implicações, de acordo com António Damásio.
4. Relacionar as emoções com os processos racionais.
4. Explicar a inteligência emocional de acordo com Daniel Goleman.
5. Responder à questão (tendo em conta os dados recolhidos sobre os processos emocionais): o cérebro humano é um computador? Os computadores poderão desenvolver processos emocionais?


Nenhum comentário:

Postar um comentário