quinta-feira, 3 de março de 2016

11L -Trabalho sobre a família





Análise dos filmes "Million Dollar Baby" e "O Escafandro e a Borboleta".

1. Introdução.
Em aula visualizámos os dois filmes e refletimos sobre o problema da eutanásia.
Neste trabalho iremos proceder a uma análise comparativa dos filmes, centrada nas personagens principais de cada um dos filmes (Maggie e Jean-Dominique Bauby) e no seu enquadramento familiar.


2. Tarefa.
O principal objetivo do trabalho é responder à seguinte questão:

- Porque é que Maggie quis morrer e Jean-Dominique Bauby conseguiu dar sentido à sua experiência e à sua vida depois de ter ficado paralisado?

Para responder à questão o grupo irá explorar seguir as seguintes etapas:
1. Analisar a situação existencial de cada uma das personagens (elaborar uma ficha biográfica que incorpore parâmetros como, sexo, idade, percurso de vida, educação (nível cultural) e o enquadramento familiar e as perspectivas de futuro).
2. Construir um mapa da situação familiar de cada uma das personagens (o mapa da constelação familiar que incorpore os seus relacionamentos familiares - afetivos).
3. Elaborar uma hipótese de resposta, fundamentando-a argumentativamente. A elaboração da hipótese pode partir do confronto dos pontos 1 e 2 com os recursos.
4. Testar a hipótese com base na análise dos recursos disponibilizados.
4.1. Os recursos devem ser analisados e a informação neles contida deve ser seleccionada e sintetizada (sob  forma de mapas conceptuais e/ou infografias - o grupo deve elaborar pelo menos uma infografia). Os grupos deverão incorporar no seu trabalho o máximo de informação recolhida nos recursos.

O resultado final do trabalho deve assumir a forma de uma apresentação à turma, onde serão usados os seguintes instrumentos (a infografia e os mapas conceptuais podem ser inseridos na apresentação em PowerPoint ou Prezzi):
a) PowerPoint ou Prezzi;
b) Infografia(s);
c) Mapas conceptuais.
Todos os elementos do grupo devem intervir na apresentação oral do trabalho à turma.

3. Processo.

1. Em primeiro lugar irão constituir-se os grupos (de 3 elementos).
2. Depois os grupos irão organizar-se,
    2.1. distribuindo tarefas e cargos;
   2.2. construindo fichas de apoio ao trabalho (1 grelha para planificar as tarefas de cada aula e anotar a sua execução + outros instrumentos que se venham a mostrar necessários, ligados, por exemplo à guarda e partilha dos resultados do trabalho - cada grupo deve, no início de cada aula, ter todos os materiais já produzidos e necessários à continuação do trabalho). Em cada aula o grupo terá que elaborar uma síntese do trabalho realizado (ata).
   2.3. No final do trabalho o grupo produzirá um relatório de autoavaliação que será elaborado com base na grelha de planificação/registo.
3. Elaboração do trabalho tendo em conta as instruções inseridas no ponto 2.

Durante a fase de elaboração do trabalho:
- o comportamento de cada um dos elementos do grupo será creditado a todo o grupo;
- todos os elementos do grupo devem estar a trabalhar em aula (se concluírem uma tarefa que lhe tenha sido atribuída, devem dedicar-se a uma nova).
- todos os elementos do grupo devem estar informados daquilo que estiver a ser feito pelos outros elementos do grupo - pelo que têm que existir momentos de partilha/confronto de informação.
- Se algum membro do grupo faltar, o grupo deve distribuir-lhe tarefas que compensem a falta.
- A duração prevista do trabalho é de 3 aulas de 90 minutos, podendo ser alargado se se vier a mostrar necessário.

4. Recursos:

Teóricos:
A importância do afeto no desenvolvimento do ser humano:

A família e o desenvolvimento da autoestima:

O desamparo aprendido:

O Parentesco:

Metodológicos:


5. Avaliação.

A. Trabalho em aula - Peso = 40%.

1. Programação das tarefas: 10%.
2. Envolvimento de todos os elementos do grupo no trabalho (ao longo de toda aula): 25% (se algum elemento do grupo não estiver a trabalhar de forma consistente, será atribuída uma classificação de zero a este item).
3. Qualidade do trabalho realizado - 25%.
4. Distribuição de tarefas: 10%.
5. Quantidade do trabalho realizado: 15%.
6. Interação com o professor (colocação de dúvidas; apresentação de sugestões; pedidos de revisão de produtos realizados/em realização, etc.): 15%.

B. Produtos do trabalho (Apresentação em PowerPoint + infografias e mapas conceptuais) - Peso = 35%

1. Rigor dos conceitos - 10%;
2. Qualidade da expressão escrita - 15%;
3. Estrutura argumentativa - qualidade dos argumentos - 20%;
4. Recolha, tratamento e apresentação da informação - 25%;
5. Design/qualidade estética - 30%.

C. - Apresentação oral dos resultados do trabalho à turma - Peso = 25%.

6. Conclusão.
Relatório do trabalho:
O grupo pode preencher o formulário, ou aceder ao seguinte link:
http://goo.gl/forms/ybXm0fQgH2

Nenhum comentário:

Postar um comentário