quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

11I - Matriz do teste de final de módulo (3)


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Instruções: Será necessária folha de teste.
                    O teste terá a duração de 90 minutos.

Objetivos/Conteúdos:
1. Definir etimologicamente o termo 'democracia'.
2. Definir o conceito de democracia.
3.  Reconhecer a importância da igualdade (e da tolerância) em democracia.
4. Relacionar a democracia com a liberdade.
5. Distinguir democracia direta e democracia representativa.
6. Caracterizar o ser humano como um ser social ('animal político').
7. Explicar as bases de funcionamento da democracia ateniense.
8. Definir  e explicar a isocracia.
9. Definir e explicar a isegoria.
10. Definir e explicar isonomia.
11. Caracterizar a democracia ateniense como uma democracia direta.
12. Descrever a forma como eram designados os detentores dos cargos políticos na Atenas democrática: o sorteio e a eleição.
13.Comparar a democracia ateniense com a democracia portuguesa.
14. Compreender as limitações da democracia ateniense: a escravatura, a exclusão das mulheres e dos estrangeiros.
15. Descrever a sociedade ateniense.
16. Descrever a sociedade medieval (o clero, a nobreza e o povo) e do antigo regime (o primeiro estado, o segundo estado e o terceiro estado).
17. Explicar as razões que levaram à eclosão da revolução francesa em 1789.
18. Explicar os valores fundamentais da revolução francesa: a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
19. Comentar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.
20. Interpretar o filme 'Elysium', estabelecendo um paralelismo entre a sociedade retratada no filme com a sociedade do antigo regime.
21. Confrontar a sociedade retratada no filme com a nossa sociedade e com os problemas sociais nela existentes.
22. Interpretar o filme 'Sem Tempo' tendo em conta a importância da igualdade e da justiça social.
23. Relacionar os dois filmes com a importância da dignificação do trabalho e dos trabalhadores.
24. Definir o conceito de trabalho.
25. Explicar a origem etimológica do termo 'trabalho'.
26. Explicar a forma como as sociedades recolectoras da pré-história (antes da agricultura) encaravam o trabalho.
27. Descrever as alterações que a agricultura trouxe às sociedades humanas e o seu impacto no trabalho.
28. Relacionar a escravatura com as sociedades antigas nascidas da revolução agrícola.
29. Caracterizar a escravatura e explicar o estatuto e os papéis sociais dos escravos na antiguidade.
30. Reconhecer a desvalorização do trabalho (braçal) na antiguidade, considerado como uma ocupação indigna para os homens livres.
31. Descrever a sociedade medieval tendo em conta as formas que nela assumiu o trabalho: os servos da gleba, os artesãos e as suas corporações; a distinção entre a vida nos domínios senhoriais e nos centros urbanos - o despontar do capitalismo.
32. Explicar as mudanças estruturais que a revolução industrial trouxe às sociedades europeias (na sequência da revolução francesa) - a burguesia e a valorização do trabalho assalariado.
33. Reconhecer a importância do trabalho na sociedade contemporânea, encarado como um direito fundamental dos seres humanos (ver o artigo 23º da Declaração Universal dos Direitos Humanos).
34. Compreender a importância ética dos direitos humanos: os deveres humanos.
35. Reconhecer que os deveres nascem dos direitos: por exemplo, o direito à liberdade de expressão dá origem à necessidade - ao dever - de respeitarmos esse direito.


Estrutura do teste:

Grupo I – I.1. Questões de escolha múltipla (15-20); I.2. Questões de verdadeiro/falso(10-20).
Grupo II – Questões de resposta curta.
Grupo III – Duas questões de desenvolvimento nas quais os alunos terão que fundamentar argumentativamente a sua opinião – num mínimo de 200 palavras cada questão. 

Cotações:
(distribuição das cotações sujeita a revisão)
Grupo I – 40% (8 valores); Grupo II – 35% (7 valores); Grupo III – 30% (4 valores).

Pesos - (questões dos grupos II e III): Exposição dos conteúdos (65%); Estruturação formal das respostas /Qualidade da argumentação (grupo III)(25%); Correcção da Expressão Escrita (10%).

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