domingo, 19 de fevereiro de 2017

11G - Módulo3 - Teste de final de módulo - Matriz


Instruções: 

Será necessária folha de teste.                  
O teste terá a duração de 60 minutos.








Objetivos/Conteúdos:

1. Definir etimologicamente o termo 'democracia'.

2. Definir o conceito de democracia.

3.  Reconhecer a importância da igualdade (e da tolerância) em democracia.

4. Relacionar a democracia com a liberdade. 

5. Analisar o filme 'Invictus', tendo em conta o exemplo de Nelson Mandela. 

6. Explicar a importância política do desporto, a partir do filme 'Invictus': como é que Nelson Mandela usou o desporto para transformar a África do Sul numa sociedade democrática? 

7. Explicar as bases de funcionamento da democracia ateniense (a constituição da sociedade e o exercício da cidadania). 

8.Compreender as limitações da democracia ateniense: a escravatura, a exclusão das mulheres e dos estrangeiros da cidadania. 

9. Definir  e explicar a isocracia. 

10. Definir e explicar a isegoria. 

11. Definir e explicar isonomia. 

12. Relacionar o desporto com a igualdade (a questão da justiça desportiva). 

13. Analisar o filme 'Sem Tempo', comparando a sociedade retratada no filme com a nossa sociedade. 

14. Interpretar o filme 'Sem Tempo' tendo em conta a importância da igualdade e da justiça social. 

15. Compreender a importância ética dos direitos humanos: os deveres humanos na sua relação com os direitos. 

16.  Reconhecer que os deveres nascem dos direitos: por exemplo, o direito à liberdade de expressão dá origem à necessidade - ao dever - de respeitarmos esse direito. 

17. Compreender a ética formalista de Kant: o Imperativo Categórico como princípio de universabilidade das escolhas morais. 

18. Compreender a ética consequencialista de Stuart Mill: o utilitarismo. 

19. Analisar dilemas morais tendo em conta as perspectivas éticas estudadas. 

20. Descrever a história dos Jogos Olímpicos (da antiguidade e da era moderna). 

21. Analisar as regras dos Jogos Olímpicos da antiguidade.  

22. Relacionar os princípios olímpicos com os direitos humanos. 

23.  Explicar a importância da ética desportiva. 

24. Caracterizar o espírito olímpico. 

25. Explicar em que medida os jogos olímpicos podem ajudar a melhorar a humanidade (tanto individual como coletivamente). 

26. Interpretar o filme 'Pela Vitória' problematizando a importância do espírito olímpico. 


Estrutura do teste: Grupo I – I.1. Questões de escolha múltipla (15-20); 
I.2. Questões de verdadeiro/falso(10-20). 
Grupo II – 2 Questões de resposta curta. 
Grupo III – Uma questão de desenvolvimento na qual os alunos terão que fundamentar argumentativamente a sua opinião – num mínimo de 200 palavras. 
 ________ 
Materiais de apoio: 
A Democracia 
Filme 'Invictus' 
A origem da democracia: a democracia ateniense 
As desigualdades sociais
A Pessoa
Ética: Os deveres humanos 
O utilitarismo de Stuart Mill e o formalismo kantiano 
Apresentação sobre a ética
O espírito olímpico e a ética no desporto.
O Desporto e a Política

Como estruturar um texto argumentativo?
O que é um problema? Como se resolvem problemas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário