sexta-feira, 19 de maio de 2017

12G Trabalho sobre o Brexit




12G -  Módulo 6

Tema-problema: 5.1. A Integração no Espaço Europeu.

Trabalho de Grupo

Temas para o trabalho de grupo:

O BREXIT e as suas consequências para a União Europeia.

1. Cada grupo irá centrar-se em duas das seguintes áreas (subtemas):

A. A Economia: consequências do Brexit a nível nacional (para Portugal), europeu e global. O Brexit pode dar origem a uma guerra comercial à escala global? Quais as consequências económicas da saída do Reino Unido do mercado único europeu? O que poderá acontecer às relações entre os grandes blocos económicos mundiais?
A.1. O Brexit e o Euro: a Zona Euro pode sair reforçada com o Brexit ou este poderá levar ao fim do Euro? O Euro é benéfico para Portugal? Portugal deveria sair do Euro? Portugal deveria sair da União Europeia?
A.2. A adesão à União Europeia foi benéfica para Portugal? E para o Reino Unido?

B. A Cidadania Europeia: quais as consequências do Brexit na vida dos cidadãos europeus? O Brexit vai diminuir e ou aumentar os direitos dos cidadãos europeus? Poderá contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania global (com o reforço das Nações Unidas)?

C. Consequências políticas do Brexit: os países europeus irão tornar-se mais nacionalistas e menos solidários? O Brexit poderá levar a um crescimento dos partidos extremistas (principalmente da extrema-direita)? O Brexit poderá dar mais importância ao governo de Trump e às suas ideias nacionalistas?

D. O Brexit e as migrações: qual a relação entre a crise dos refugiados e o Brexit? A imigração é positiva ou negativa para os países (e para Portugal)? O que poderá acontecer aos portugueses que vivem no Reino Unido?

E. O Brexit e o desporto: quais as consequências do Brexit no campo desportivo? Como poderá alterar o mercado dos jogadores (atletas)? A União Europeia teve consequências positivas para o desenvolvimento desportivo das sociedades europeias (e, em especial, no que respeita a Portugal)?

F. O Brexit e a segurança europeia. A Europa pode ficar mais vulnerável ao terrorismo? Porquê? (Aqui os grupos devem investigar a forrma como os países europeus cooperam em termos de segurança e de defesa?


2. Todos os grupos deverão analisar a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, tendo em atenção os temas explorados no trabalho.

3. Todos os grupos devem colocar questões sobre cada um dos temas a explorar no trabalho.
O trabalho deverá consistir na exploração dessas questões.
O resultado final do trabalho deverá ser uma apresentação em PowerPoint que servirá de base a uma exposição oral.
Na exposição oral todos os membros do grupo devem intervir (as intervenções deverão ocupar o mesmo tempo). A exposição tem que ser espontânea, não deve consistir na leitura do PowerPoint.
Os grupos deverão incorporar nos seus blogues materiais referentes a este trabalho (o resultado final e todos os documentos/reflexões/sites que considerem pertinentes).
Os grupos deverão fazer um portfólio digital sobre o Brexit que servirá de base à elaboração do trabalho. (Na elaboração do portefólio podem ter-se em conta estas instruções).


Fases do trabalho:
1. Pesquisa documental.
2. Construção do PowerPoint.
3. Preparação da exposição oral.
4. Exposição oral.

Elementos que devem constar do PowerPoint:

1. Capa (como se fosse uma capa de revista).
2. Indice.
3. Introdução.
4. Apresentação do Brexit:
a) As causas do Brexit;
b) as posições em confronto no referendo que conduziu ao Brexit;
c) os resultados do referendo e a sua interpretação.
5. A União Europeia: descrição da união europeia e do seu funcionamento.
6. Exploração dos subtemas escolhidos pelo grupo.
7. Conclusão.
8. Debate - o grupo deve organizar um debate com base no seu trabalho. O PowerPoint deve ter uma secção destinada a promover esse debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário